Goodies Bakery 382  
 
Curitiba - PR - Brasil   |   Área: 40m2    
Escopo: Projeto Executivo de Arquitetura de Interiores  - co-design.   

Arquitetura de Reforma de Interiores: Confeitaria

 

Para apresentar um novo cardápio as empresárias decidiram levar o tema muito a sério: "Terra dos Sonhos" – e seria este o tema do cenário idealizado para um novo espaço na sede!

 

Decidiram então ampliar e assim me convidaram para desenvolver o Projeto Executivo de Reforma de Arquitetura  de Interiores  do ambiente.

 

Uma das proprietárias é Designer – Andressa Perini, essa foi sua primeira participação em um projeto de interiores.

 

O espaço contemplava uma cozinha e uma área de refeições – ambientes com abertura para o quintal da casa. A ideia inicial foi demolir vãos para tornar um só espaço e comunicá-lo ao salão existente da confeitaria, ampliado então o espaço de atendimento. E posteriormente abrir comunicação com um futuro deck a ser executado no quintal.

 

As dificuldades foram analisar as demolições, pois trata-se de uma construção antiga cujas paredes a serem demolidas são estruturais de tijolos e não há laje, a estrutura de piso do pavimento superior é de madeira, foi preciso estruturar com viga e pilares metálicos o que possibilitou então a abertura dos vãos.

 

A luz natural ilumina o ambiente por duas grandes janelas, que foram mantidas, possibilitando projetar no espaço uma árvore fícus e plantas na parede.

 

Destacar as nuances dos tons da paleta de cores definida no projeto, conforto visual, charme e significado aos detalhes construtivos e de personalização do espaço.

 

Garimpando antiquários:

A porta que é datada de 1917 - 101 anos - foi restaurada, estava com 5 camadas de tinta, sendo a primeira na cor amarela, ao realizar a prospecção a surpresa foi enorme, a cor original era azul, em ton sur ton com a bay window já projetada com um confortável sofá - cantinho das leituras!

 

Todas as cadeiras são de antiquários, uma delas datada de 1890, possui rodinhas em seus pés para maior conforto ao movimentá-la - pertenceu a uma nobre senhora! Cadeiras portuguesas, outras provençais, alguns estofados foram trocados, outros permanecem originais.

 

A grande mesa que teve seus pés torneados, remete à Santa Ceia, contendo 13 lugares, sendo o central uma cadeira-trono, a mais simples de todas, significando Jesus, as outras 12 cadeiras que representam os apóstolos, são todas diferentes entre si, pois somos diferentes, e existe lugar à mesa para todos nós!

 

Outros móveis que foram ressignificados pertenceram à família das proprietárias.

 

Fonte com Leão é uma "cuba" para lavagem de mãos! Representa força e coragem.

 

Árvore Ficus natural, plantas naturais, assim como os arranjos florais no teto, mesas e cadeiras de jardim trazem significados para a Terra dos Sonhos!

 

Os espelhos refletem e duplicam a imagem das flores colocadas delicadamente no teto reinando delicadamente sobre o piano da família!

 

Um passeio pelo mundo fantástico de Nárnia, Jardins Secretos e Alice!

 

" The colors of your world echo in my dreams"

Fotografia: Dea Fylyk

Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design  |  Tel: 55 41 3362.8792 | Cel.: 55 41 99976.0878  |  patriciaazoni@patriciaazoni.com  |  Curitiba,Paraná,Brasil