DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Antes, algumas definições:

 

PROJETO : substantivo masculino

 

1. Desejo, intenção de fazer ou realizar (algo) no futuro; plano. 

2. Descrição detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema. 

3. Esboço ou desenho de trabalho a se realizar; plano.

​4. Plano geral para a construção de qualquer obra, com plantas, cálculos, descrições, orçamento etc.

ARQUITETURA: substantivo feminino

 

1. Refere-se tanto ao processo quanto ao produto de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano .

2. Associa-se diretamente à organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

3. Envolve o design (projeto) do ambiente construído pelo homem, desde o desenho da edificação, passando pelo desenho de mobiliário até o desenho de paisagismo, da cidade (urbanismo) e da região ( planejamento regional ).

​O projeto arquitetônico é essencial para se fazer qualquer construção, ele é o documento base para a execução da obra, e antecede todos os outros projetos: estrutural, hidráulico, elétrico, interiores e afins, pois é a partir do projeto arquitetônico que os demais poderão ser desenvolvidos.  

Aliado às novas tecnologias e aos processos construtivos de qualidade, os desenhos técnicos resultantes de um projeto arquitetônico contribuem para a máxima eficiência no aproveitamento de espaços, explorando resultados funcionais e estéticos, e viabilidade financeira.

Para desenvolver estes desenhos técnicos há um grande estudo sobre o projeto em questão, é necessário “entrevistar” o cliente para saber o que eles precisam, gostam e podem ter, esta etapa é conhecida como programa de necessidades ou pelo termo inglês BRIEFING.

 

Depois desta etapa são iniciados os estudos preliminares, aonde serão desenvolvidos os croquis das ideias com o acompanhamento dos clientes para aprovação. 

Importante ressaltar que a transição de fases somente ocorre quando todas as possibilidades de soluções foram devidamente estudadas, apresentadas e definidas. 

 

Posteriormente a esta aprovação inicia-se a fase de ante-projeto e consecutivamente o projeto completo ou executivo, contando com desenhos em 2D e 3D para a perfeita compreensão das soluções.

 

Após o projeto concluído e antes de inciar a obra entraremos na fase de aprovações, seja junto aos órgãos públicos competentes, seja junto ao condomínio, enfim, a parte legal de aprovação e documentação já poderá ser realizada!

"Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.

E nesse processo fundamental de ordenar e expressar-se ela se revela igualmente e não deve se confundir com arte plástica, porquanto nos inumeráveis problemas com que se defronta o arquiteto, desde a germinação do projeto, até a conclusão efetiva da obra, há sempre, para cada caso específico, certa margem final de opção entre os limites - máximo e mínimo - determinados pelo cálculo, preconizados pela técnica, condicionados pelo meio, reclamados pela função ou impostos pelo programa, - cabendo então ao sentimento individual do arquiteto, no que ele tem de artista, portanto, escolher na escala dos valores contidos entre dois valores extremos, a forma plástica apropriada a cada pormenor em função da unidade última da obra idealizada.
A intenção plástica que semelhante escolha subentende é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção." 

Lúcio Costa​​

Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design  |  Tel: 55 41 3362.8792 | Cel.: 55 41 99976.0878  |  patriciaazoni@patriciaazoni.com  |  Curitiba,Paraná,Brasil