Casa Cor Paraná 
 
Curitiba - PR - Brasil   |   Ano: 2009   |   Área: 26m2  
Escopo: Projeto Executivo de Arquitetura de Interiores, Projeto Composições de Arte, Acompanhamento e Execução de Obra de Reforma completa - ambiente funcional.  
 
Créditos: Rodrigo Ramirez Fotografia
 
 
Conceitos: 
 

A utilização de elementos ecologicamente corretos, as últimas tendências no mercado da construção civil e inovações que garantem ao espaço equilíbrio, leveza e mobilidade.

 

As arquitetas Karen Godoy e Patrícia Azoni trabalharam durante aproximadamente três meses desenvolvendo o projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico do ambiente Toilette Funcional da Galeria.  

 

Originalmente o espaço era composto por dois banheiros em alvenaria - com a reestruturação o ambiente recebeu paredes e divisões em dry wall, papel de parede, pastilhas térmicas, projeções de espelhos e traços em MDF inspirados no paisagista Burle Marx.

 

A homenagem feita para o mestre Burle Marx acontece através de plantas escultóricas e artes plásticas - uma releitura de contrastes.

 

Para compor os efeitos de Luz e Sombra, a arquiteta Patrícia Azoni trabalhou o MDF expressando  plasticamente em intensos volumes brancos, as linhas marcantes de seu mural datado de 1966, e as diversas aplicabilidades das artes  possibilitou transformar simples portas em obras para contemplação.

 

O Toilette Funcional da Galeria foi estruturado com a intenção de  resguardar a comodidade e a funcionalidade do ambiente para os futuros usuários.

 

Espaços amplos e a colocação de peças ergonômicas garantem segurança e ao mesmo tempo leveza ao ambiente.

 

As peças que compõem o ambiente receberam também, a aplicação de papel de parede vinílico floral no piso que trouxe encanto, estilo e inovação.

A utilização de um produto natural - o óleo extraído da mamona - possibilitou a impermeabilização do papel que pode ser colocado em locais de alto tráfego como o toilette, garantindo a qualidade e a praticidade de um piso de uso normal nestes ambientes.

 

Outro destaque foi a colocação de pastilhas termo plásticas, feitas a partir de insumos recicláveis, que além de serem ecologicamente corretas proporcionam uma sensação térmica adequada, evitando que o ambiente apresente a sensação de resfriamento - situação esta que ocorre comumente nos demais revestimentos de pisos.  

 

As arquitetas exploraram a água proveniente do uso nas cubas, que ao ser submetida à filtragem pôde ser reutilizada para a rega do jardim natural do ambiente, além de se tornar potável, uma novidade no mercado.    

Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design  |  Tel: 55 41 3362.8792 | Cel.: 55 41 99976.0878  |  patriciaazoni@patriciaazoni.com  |  Curitiba,Paraná,Brasil